"Filosofia e Música entre dois Mundos" é uma conferência que se inscreve no Douro Vintage Fórum, e à qual se associa o programa de Conversas e Encontros CCACC.

A sessão ocorreu no Sábado, 19 de Novembro 2016, às 15:00, na Casa de Mateus

Nesta sessão, um filósofo, Lúcio Marques, e um musicólogo, Ricardo Bernardesapresentarão os seus trabalhos nestes domínios, o primeiro mais centrado no período entre o século XVII e XVIII, e o segundo nos séculos XVIII e XIX, com a moderação de Pedro Braga Falcão, músico e professor de História das Religiões na Universidade Católica Portuguesa.

Lúcio Álvaro Marques

Título da palestra: MANUSCRIPTUS COLONIALIS - Manuscritos e impressos inéditos dos Colégios de Évora e do Maranhão (séculos XVII-XVIII)

Resumo: Apresentar os manuscritos e impressos inéditos escritos nos Colégios de Évora, Coimbra e Maranhão (Brasil) nos séculos XVII-XVIII pelos professores de filosofia e teologia provenientes das Universidades de Coimbra, Évora e Brasil. Demonstrar como Portugal incentivou a formação do Colégio Máximo do Maranhão concedendo títulos aos estudantes brasileiros nos referidos séculos. Todos os manuscritos e impressos provenientes desses Colégios permaneceram inéditos até o presente e agora estão em trabalho de edição crítica e publicação, por isso é possível perceber o teor da filosofia ensinada em Portugal e no Brasil nesse período.

Ricardo Bernardes

Título da palestra: A Produção Musical na Patriarcal de Lisboa e na Real Capela do Rio de Janeiro em fins do Antigo Regime

Esta conferência apresentará aspectos relevantes da produção e actividades musicais na Patriarcal de Lisboa e Real Capela do Rio de Janeiro entre as décadas de 1760 e 1820. Ao analisar o período do pós-terremoto, a deslocação da família real ao Brasil em 1807 e seu posterior retorno a Portugal em 1821, serão abordadas as características dos repertórios, principais compositores actuantes nas duas instituições, assim como a difusão das diversas obras, estilos musicais, processos composicionais e métodos de ensino.