Colaborações

O Instituto promove iniciativas com outras entidades e associa-se a iniciativas que lhe são propostas.

Seminários Internacionais

Todos os anos, o Instituto organiza e acolhe seminários nacionais e internacionais

O Programa Mateus DOC

Iniciado em 2010, o Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas que procura promover o diálogo interdisciplinar.

Douro et Orbi

Douro et Orbi A Globalização e a Gastronomia

Mateus, 25 a 27 de Novembro 2016

No último fim de semana de Novembro de 2016, reuniram em Mateus especialistas, nacionais e internacionais, para refletir sobre os conceitos fundamentais para a compreensão das questões relacionadas com a Globalização e o Desenvolvimento Regional. Tomando como caso de estudo a Gastronomia, académicos, policy makers, empresários e outros actores relevantes no sector da gastronomia, apresentaram exemplos centrados nas condições que permitem o sucesso na globalização de identidades locais (como a internacionalização dos produtos do território) ou no aproveitamento local de recursos globais (como o conhecimento).

Para aceder ao relato do seminário, clique no seguinte link:

Relato do seminário Globalização e Gastronomia

 

Caminhos de Mateus 2017

Caminhos de Mateus 2017

Em breve será anunciada a programação de Caminhos de Mateus 2017

O Festival "Caminhos de Mateus" procurará traçar novos trilhos procurando associações que permitam alargar a rede musical de Mateus, convidando intérpretes novos e trazendo programas originais que irão complementar harmoniosamente o património que se foi constituindo e projetando-o no futuro como uma coisa viva e orgânica capaz de se reinventar sem descurar o passado.

A4CE 

A4CE  Fundação da Casa de Mateus - Régia Douro Park

A Academia para a Criatividade e Empreendedorismo (A4CE) foi pensada especialmente para Regiões de Baixa Densidade. É um projecto de reforço da capacitação empresarial das PME da Região Norte, bem como de reforço da articulação entre empresas, centros de conhecimento e investigação e responsáveis pela gestão de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs criativos.