Colaborações

O Instituto promove iniciativas com outras entidades e associa-se a iniciativas que lhe são propostas.

Seminários Internacionais

Todos os anos, o Instituto organiza e acolhe seminários nacionais e internacionais

O Programa Mateus DOC

Iniciado em 2010, o Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas que procura promover o diálogo interdisciplinar.

Caminhos de Mateus

Caminhos de MateusAldeias com Vida 2017

A segunda etapa do ciclo de concertos “Caminhos de Mateus – Aldeias com Vida” ocorrerá em Junho de 2017 com mais programas dedicados aos caminhos percorridos pela música no século XVIII: sendo dois dedicados aos repertórios do tempo do 4º Morgado de Mateus, D. Luis António de Sousa Botelho Mourão (1722 – 1798), governador da capitania de São Paulo no Brasil entre 1765 e 1774, assim como uma homenagem ao grande trabalho realizado por seu filho e 5º Morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos (1758 – 1825), responsável pela edição monumental em 1817 de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.

 

Douro et Orbi

Douro et Orbi A Globalização e a Gastronomia

Mateus, 25 a 27 de Novembro 2016

No último fim de semana de Novembro de 2016, reuniram em Mateus especialistas, nacionais e internacionais, para refletir sobre os conceitos fundamentais para a compreensão das questões relacionadas com a Globalização e o Desenvolvimento Regional. Tomando como caso de estudo a Gastronomia, académicos, policy makers, empresários e outros actores relevantes no sector da gastronomia, apresentaram exemplos centrados nas condições que permitem o sucesso na globalização de identidades locais (como a internacionalização dos produtos do território) ou no aproveitamento local de recursos globais (como o conhecimento).

Para aceder ao relato do seminário, clique aqui.

 

CEIS20 lança debate para uma nova utopia europeia

CEIS20 lança debate para uma nova utopia europeia Diário de Coimbra, 16 de março de 2017

O grupo de investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra vai criar uma plataforma digital, em colaboração com municipalidades europeias, organismos universitários e sociedade civil, para recolher ideias e propostas sobre temas de uma nova utopia europeia. A plataforma conta com a colaboração da Fundação da Casa de Mateus e Fundação Calouste Gulbenkian.

Clique em "+info" para aceder à notícia do Diário de Coimbra, 16 de Março de 2017, pág. 10.

A4CE 

A4CE  Fundação da Casa de Mateus - Régia Douro Park

A Academia para a Criatividade e Empreendedorismo (A4CE) foi pensada especialmente para Regiões de Baixa Densidade. É um projecto de reforço da capacitação empresarial das PME da Região Norte, bem como de reforço da articulação entre empresas, centros de conhecimento e investigação e responsáveis pela gestão de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs criativos.