Colaborações

O Instituto promove iniciativas com outras entidades e associa-se a iniciativas que lhe são propostas.

Seminários Internacionais

Todos os anos, o Instituto organiza e acolhe seminários nacionais e internacionais

O Programa Mateus DOC

Iniciado em 2010, o Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas que procura promover o diálogo interdisciplinar.

Utopias Contemporâneas

Utopias Contemporâneas CCACC

O Ciclo de Conversas Arte, Ciência e Cultura convida para 3 sessões dedicadas a refletir sobre utopias contemporâneas, na Casa de Mateus.

No dia 1 de Abril, o Filósofo Renato Janine Ribeiro  apresentou o tema "Utopia e Democracia", com moderação de Álvaro de Vasconcelos. No dia 29 de Abril, Jorge Barreto Xavier falará sobre Cultura e democracia e apresentará o seu livro « A Cultura na vida de todos os Dias », com moderação de Teresa Albuquerque. No dia 20 de Maio o tema é sobre as perspectivas sobreo futuro do trabalho e como isso pode estar a repercutir nas democracias europeias, com Pedro Santa-Clara Gomes e Roberto Merrill.

CEIS20 lança debate para uma nova utopia europeia

CEIS20 lança debate para uma nova utopia europeia Diário de Coimbra, 16 de março de 2017

O grupo de investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra vai criar uma plataforma digital, em colaboração com municipalidades europeias, organismos universitários e sociedade civil, para recolher ideias e propostas sobre temas de uma nova utopia europeia. A plataforma conta com a colaboração da Fundação da Casa de Mateus e Fundação Calouste Gulbenkian.

Clique em "+info" para aceder à notícia do Diário de Coimbra, 16 de Março de 2017, pág. 10.

Caminhos de Mateus

Caminhos de MateusAldeias com vida 2017

A segunda etapa do ciclo de concertos “Caminhos de Mateus – Aldeias com Vida” ocorrerá em Junho de 2017 com mais programas dedicados aos caminhos percorridos pela música no século XVIII: sendo dois dedicados aos repertórios do tempo do 4º Morgado de Mateus, D. Luis António de Sousa Botelho Mourão (1722 – 1798), governador da capitania de São Paulo no Brasil entre 1765 e 1774, assim como uma homenagem ao grande trabalho realizado por seu filho e 5º Morgado de Mateus, D. José Maria de Sousa Botelho Mourão e Vasconcelos (1758 – 1825), responsável pela edição monumental em 1817 de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.

Douro et Orbi

Douro et Orbi A Globalização e a Gastronomia

Mateus, 25 a 27 de Novembro 2016

No último fim de semana de Novembro de 2016, reuniram em Mateus especialistas, nacionais e internacionais, para refletir sobre os conceitos fundamentais para a compreensão das questões relacionadas com a Globalização e o Desenvolvimento Regional. Tomando como caso de estudo a Gastronomia, académicos, policy makers, empresários e outros actores relevantes no sector da gastronomia, apresentaram exemplos centrados nas condições que permitem o sucesso na globalização de identidades locais (como a internacionalização dos produtos do território) ou no aproveitamento local de recursos globais (como o conhecimento).

Para aceder ao relato do seminário, clique aqui.

 

A4CE 

A4CE  Fundação da Casa de Mateus - Régia Douro Park

A Academia para a Criatividade e Empreendedorismo (A4CE) foi pensada especialmente para Regiões de Baixa Densidade. É um projecto de reforço da capacitação empresarial das PME da Região Norte, bem como de reforço da articulação entre empresas, centros de conhecimento e investigação e responsáveis pela gestão de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs criativos.