Colaborações

O Instituto promove iniciativas com outras entidades e associa-se a iniciativas que lhe são propostas.

Seminários Internacionais

Todos os anos, o Instituto organiza e acolhe seminários nacionais e internacionais

O Programa Mateus DOC

Iniciado em 2010, o Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas que procura promover o diálogo interdisciplinar.

Caminhos de Mateus

Caminhos de MateusMúsica em movimento nas aldeias vinhateiras

A Fundação da Casa de Mateus associa-se ao projeto da Douro Generation, associação para o desenvolvimento "Douro em Movimento - Aldeias com Vida", através do programa "Caminhos de Mateus", um programa de atividades musicais que inclui um conjunto de concertos de música antiga e barroca de compositores de Portugal e de países da América Latina.

Este ciclo, que se inicia no próximo dia 21 de Outubro, irá explorar as intensas relações entre a música antiga e barroca em Portugal e em países Ibero-Americanos, e será apresentado pelo seu Director Artístico, Ricardo Bernardes

 

 

Programa Caminhos de Mateus

 

SALZEDAS · 21 OUTUBRO · 21:00

MATEUS · 22 OUTUBRO · 17:00

TREVÕES · 23 OUTUBRO · 17:00

MATEUS · 29 OUTUBRO · 17:00

PROVESENDE · 30 OUTUBRO · 17:00

Ciclo de Conversas sobre Arte, Ciência e Cultura

Ciclo de Conversas sobre Arte, Ciência e CulturaEthics of particularism and group agency

O próximo CCACC está agendado para o dia 22 de Outubro de 2016, pelas 15h.

O tema desta sessão é Ethics of particularism and group agency. O orador convidado é Alan Thomas (York), Professor de Filosofia e chefe de departamento da Universidade de York.

A sessão será moderada pelo Professor Roberto Merrill (Universidade do Minho), em inglês, com apoio de tradução em português.

A entrada é livre, mas os lugares são limitados pelo que se sugere inscrição prévia através do email: arquivo2@casademateus.pt

Mateus DOC

Mateus DOCLançamento dos Cadernos IX e X

Para assinalar os 30 anos do IICM realiza-se em Mateus a reunião habitual do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Portuguesas.

Nessa ocasião, serão apresentados aos Magníficos Reitores os Cadernos nº 9 e 10 do Programa Mateus DOC, dedicados, respectivamente ao tema da Migração e da Globalização.

Para descarregar o pdf, clique no seguinte link - Mateus DOC IX - Migração

Para descarregar o pdf, clique no seguinte link - Mateus DOC X - Globalização

A Globalização e a Gastronomia

A Globalização e a Gastronomia

Mateus, 25 a 27 de Novembro 2016

O projeto pretende analisar a relação entre a globalização e o domínio da gastronomia no contexto do desenvolvimento regional, identificando desafios e fatores de sucesso. Em primeiro lugar, pretende-se apurar, através do caso de estudo da gastronomia, de que forma a identidade regional pode ser um instrumento competitivo poderoso no contexto global. Em segundo lugar, pretende-se identificar e valorizar o papel que as universidades e o mundo científico podem ter nessa criação de valor acrescentado associando conhecimento à identidade regional e seus recursos endógenos. Em terceiro lugar, o seminário vai procurar colocar em rede os diferentes agentes relevantes para a promoção de um ecossistema de valorização económica da gastronomia num contexto global. 

 

30 anos IICM

A criação do Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM) ocorreu no dia 14 de Abril de 1986, poucos dias depois da criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, cujo aniversário é no dia 22 de Março. Foram membros fundadores do IICM todas as universidades e instituições científicas portuguesas, bem como a Fundação da Casa de Mateus.

O Professor Fernando Real, reitor do Instituto Universitário que veio a dar lugar à Universidade, foi também o primeiro presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus.

Hoje, o presidente do Instituto é o Professor Eduardo Marçal Grilo.

Para assinalar o seu trigésimo aniversário o IICM estreia este novo site cujo objetivo é dar a conhecer o conjunto das suas actividades passadas e projectos actuais e futuros.

A4CE  Fundação da Casa de Mateus - Régia Douro Park

A Academia para a Criatividade e Empreendedorismo (A4CE) foi pensada especialmente para Regiões de Baixa Densidade. É um projecto de reforço da capacitação empresarial das PME da Região Norte, bem como de reforço da articulação entre empresas, centros de conhecimento e investigação e responsáveis pela gestão de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs criativos.

O conjunto de acções que propõe visa a identificação e sensibilização para os factores críticos de competitividade, propondo abordagens complementares que assentam num triplo pilar: o conhecimento aprofundado e a exploração das potencialidades da região, sobretudo nos domínios da vitivinicultura e da gastronomia; a abordagem e o desenvolvimento de metodologias inovadoras no plano da gestão estratégica, nomeadamente através do estudo de casos e da aplicação das ferramentas do ‘design thinking’; finalmente, a produção e o desenvolvimento de cruzamentos entre os domínios artístico, criativo e empresarial, procurando potenciar caminhos de inovação, efeitos de rede e práticas de cooperação capazes de conduzir ao desenvolvimento de novas ideias, novas formas de gestão e de planeamento estratégico e, a prazo, de novos produtos e serviços.

30 anos

30 anos Nova plataforma
de comunicação digital
www.iicm.pt

Actualmente em versão teste, o Instituto Internacional Casa de Mateus está a lançar um novo website.

Um canal de comunicação digital único e agregador que tem o objectivo de melhorar a experiência dos que nos visitam, com design e imagem totalmente renovada, mais funcional e apelativa.