Colaborações

O Instituto promove iniciativas com outras entidades e associa-se a iniciativas que lhe são propostas.

Seminários Internacionais

Todos os anos, o Instituto organiza e acolhe seminários nacionais e internacionais

O Programa Mateus DOC

Iniciado em 2010, o Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas que procura promover o diálogo interdisciplinar.

CCACC

CCACC Os Lusíadas

Sábado,  11 de Fevereiro de 2017, pelas 15h.

Sessão dedicada aos Lusíadas de Luís Vaz de Camões alusiva ao bicentenário da edição monumental desta obra por D. José Maria de Sousa Botelho Mourão, Morgado de Mateus.

O orador convidado é o Professor João Figueiredo (Universidade de Lisboa).

30 anos IICM

A criação do Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM) ocorreu no dia 14 de Abril de 1986, poucos dias depois da criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, cujo aniversário é no dia 22 de Março. Foram membros fundadores do IICM todas as universidades e instituições científicas portuguesas, bem como a Fundação da Casa de Mateus.

O Professor Fernando Real, reitor do Instituto Universitário que veio a dar lugar à Universidade, foi também o primeiro presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus.

Hoje, o presidente do Instituto é o Professor Eduardo Marçal Grilo.

Para assinalar o seu trigésimo aniversário o IICM estreia este novo site cujo objetivo é dar a conhecer o conjunto das suas actividades passadas e projectos actuais e futuros. 

Relatório de Actividades - 2016

Douro et Orbi

Douro et Orbi A Globalização e a Gastronomia

Mateus, 25 a 27 de Novembro 2016

O projeto pretende analisar a relação entre a globalização e o domínio da gastronomia no contexto do desenvolvimento regional, identificando desafios e fatores de sucesso. Em primeiro lugar, pretende-se apurar, através do caso de estudo da gastronomia, de que forma a identidade regional pode ser um instrumento competitivo poderoso no contexto global. Em segundo lugar, pretende-se identificar e valorizar o papel que as universidades e o mundo científico podem ter nessa criação de valor acrescentado associando conhecimento à identidade regional e seus recursos endógenos. Em terceiro lugar, o seminário vai procurar colocar em rede os diferentes agentes relevantes para a promoção de um ecossistema de valorização económica da gastronomia num contexto global. 

 

Mateus DOC

Mateus DOCLançamento dos Cadernos IX e X

Para assinalar os 30 anos do IICM realiza-se em Mateus a reunião habitual do Conselho de Reitores das Universidades Públicas Portuguesas.

Nessa ocasião, serão apresentados aos Magníficos Reitores os Cadernos nº 9 e 10 do Programa Mateus DOC, dedicados, respectivamente ao tema da Migração e da Globalização.

Para descarregar o pdf, clique no seguinte link - Mateus DOC IX - Migração

Para descarregar o pdf, clique no seguinte link - Mateus DOC X - Globalização

A4CE  Fundação da Casa de Mateus - Régia Douro Park

A Academia para a Criatividade e Empreendedorismo (A4CE) foi pensada especialmente para Regiões de Baixa Densidade. É um projecto de reforço da capacitação empresarial das PME da Região Norte, bem como de reforço da articulação entre empresas, centros de conhecimento e investigação e responsáveis pela gestão de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs criativos.

O conjunto de acções que propõe visa a identificação e sensibilização para os factores críticos de competitividade, propondo abordagens complementares que assentam num triplo pilar: o conhecimento aprofundado e a exploração das potencialidades da região, sobretudo nos domínios da vitivinicultura e da gastronomia; a abordagem e o desenvolvimento de metodologias inovadoras no plano da gestão estratégica, nomeadamente através do estudo de casos e da aplicação das ferramentas do ‘design thinking’; finalmente, a produção e o desenvolvimento de cruzamentos entre os domínios artístico, criativo e empresarial, procurando potenciar caminhos de inovação, efeitos de rede e práticas de cooperação capazes de conduzir ao desenvolvimento de novas ideias, novas formas de gestão e de planeamento estratégico e, a prazo, de novos produtos e serviços.

30 anos

30 anos Nova plataforma
de comunicação digital
www.iicm.pt

Actualmente em versão teste, o Instituto Internacional Casa de Mateus está a lançar um novo website.

Um canal de comunicação digital único e agregador que tem o objectivo de melhorar a experiência dos que nos visitam, com design e imagem totalmente renovada, mais funcional e apelativa.