Colaborações

O Instituto promove iniciativas com outras entidades e associa-se a iniciativas que lhe são propostas.

Seminários Internacionais

Todos os anos, o Instituto organiza e acolhe seminários nacionais e internacionais

O Programa Mateus DOC

Iniciado em 2010, o Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas que procura promover o diálogo interdisciplinar.

30 anos IICM

A criação do Instituto Internacional Casa de Mateus (IICM) ocorreu no dia 14 de Abril de 1986, poucos dias depois da criação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, cujo aniversário é no dia 22 de Março.

O Professor Fernando Real, reitor do Instituto Universitário que veio a dar lugar à Universidade, foi também o primeiro presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus.

Hoje, o presidente do Instituto é o Professor Eduardo Marçal Grilo.

Para assinalar o seu trigésimo aniversário o IICM estreia este novo site cujo objetivo é dar a conhecer o conjunto das suas actividades passadas e projectos actuais e futuros.

Ciclo de Conversas
Arte Ciência e Cultura

Ciclo de Conversas
Arte Ciência e Cultura

Em 2015, iniciou-se um novo Ciclo de Conversas sobre Arte, Ciência e Cultura CCACC, em que se iniciou uma abordagem às grandes teorias da Filosofia Moral, com as palestras dos Professores José Meirinhos (Universidade do Porto) e João Cardoso Rosas (Universidade do Minho).

Após esta iniciação de caracter mais geral, em que foram explicados conceitos como a ética das virtudes, a ética kantiana e o consequencialismo moral, sob a coordenação do Professor Roberto Merrill, do grupo de teoria política do Instituto de Línguas e Ciências Humanas da Universidade do Minho, o CCACC acolhe uma série de 5 sessões sobre ética aplicada com o título "A Hora da Ética".

 

 

A4CE  Fundação da Casa de Mateus - Régia Douro Park

 

A Academia para a Criatividade e Empreendedorismo (A4CE) foi pensada especialmente para Regiões de Baixa Densidade. É um projecto de reforço da capacitação empresarial das PME da Região Norte, bem como de reforço da articulação entre empresas, centros de conhecimento e investigação e responsáveis pela gestão de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e hubs criativos.

O conjunto de acções que propõe visa a identificação e sensibilização para os factores críticos de competitividade, propondo abordagens complementares que assentam num triplo pilar: o conhecimento aprofundado e a exploração das potencialidades da região, sobretudo nos domínios da vitivinicultura e da gastronomia; a abordagem e o desenvolvimento de metodologias inovadoras no plano da gestão estratégica, nomeadamente através do estudo de casos e da aplicação das ferramentas do ‘design thinking’; finalmente, a produção e o desenvolvimento de cruzamentos entre os domínios artístico, criativo e empresarial, procurando potenciar caminhos de inovação, efeitos de rede e práticas de cooperação capazes de conduzir ao desenvolvimento de novas ideias, novas formas de gestão e de planeamento estratégico e, a prazo, de novos produtos e serviços.

Douro et Orbi

Douro et Orbi Globalização e Gastronomia

Um Caso de Estudo na Valorização Económica da Identidade do Território

O projeto pretende analisar a relação entre a globalização e o domínio da gastronomia no contexto do desenvolvimento regional, identificando desafios e fatores de sucesso. Em primeiro lugar, pretende-se apurar, através do caso de estudo da gastronomia, de que forma a identidade regional pode ser um instrumento competitivo e poderoso no contexto global. Em segundo lugar, pretende-se identificar e valorizar o papel que as universidades e o mundo científico podem ter nessa criação de valor acrescentado associando conhecimento à identidade regional e seus recursos endógenos. Em terceiro lugar, o seminário vai procurar colocar em rede os diferentes agentes relevantes para a promoção de um ecossistema de valorização económica da gastronomia num contexto global.

30 anos

30 anos Nova plataforma
de comunicação digital
www.iicm.pt

Actualmente em versão teste, o Instituto Internacional Casa de Mateus está a lançar um novo website.

Um canal de comunicação digital único e agregador que tem o objectivo de melhorar a experiência dos que nos visitam, com design e imagem totalmente renovada, mais funcional e apelativa.

 

Mateus Doc IX · Galiza

Mateus Doc IX · Galiza Migração

 

Reflexão e debate interdisciplinar entre doutorandos e pós-docs.

 

No seguimento de edições anteriores do “Mateus DOC” o IICM organizou, em colaboração com o Consello da Cultura Galega, a nona edição deste programa, cujo tema proposto a debate foi  “Migração“.