Pedro Lopes

Pedro Lopes

Pedro Lopes (Braga, 1988) iniciou os estudos de violino com 12 anos na Artave, sob orientação de José Camarinha. Conclui o 8º grau com a classificação máxima no instrumento, tendo-se apresentado a solo com a Orquestra Artave. Estudou na Academia Nacional Superior de Orquestra com Aníbal Lima, onde obteve o grau de Mestre com elevadas classificações. Frequentou masterclasses com Alexei Mijlin, Boris Kuniev, Sergey Kravchenko, Gerardo Ribeiro, Aníbal Lima, Alberto Gaio Lima, Irina Tsetlin, Alexandre da Costa, Masaoke Inoue (violino moderno) e Antoinette Lohmann (violino barroco).

Colabora regularmente com as principais orquestras de Lisboa. É membro da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), que integra desde 2009, com a qual se apresenta a solo regularmente. É membro fundador do Ens3mble e Trio do Desassossego, este último em residência na Casa Fernando Pessoa desde Outubro de 2013 e vencedor do 1º lugar no Prémio Jovens Músicos (categoria música de câmara, nível superior). Paralelamente coordena o projecto da OCP solidária, “Notas de Contacto”, que recebeu em 2013 um financiamento a três anos pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2007 foi laureado com o 2º prémio no nível médio, categoria solista, do Prémio Jovens Músicos. Em 2013 venceu o Concurso Internacional Jovens Intérpretes de Música Antiga, na categoria de solista nível superior, sendo-lhe também atribuído o prémio especial do júri “Sofia de Mendia”.

Foi docente no Ensino Integrado de Música na Casa Pia de Lisboa (2009), exercendo docência na Escola de Música do Conservatório Nacional desde 2011. Orientou várias masterclassesde violino e conta já com alunos laureados em concursos.