Pedro Braga Falcão

Pedro Braga Falcão

Pedro Braga Falcão iniciou os seus estudos de viola de arco com Fernando Afonso e posteriormente com Isabel Pimentel na Escola de Música do Conservatório Nacional e é licenciado neste instrumento pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Pedro Muñoz. Realizou master-classes com Ivan Peruska, Ana Bela Chaves, Giles Apap, entre outros, e estudou a nível particular técnica violinística com Aníbal Lima. É, desde a sua fundação em 2007, membro da Orquestra de Câmara Portuguesa. Apresentou-se igualmente como músico convidado em diversas orquestras portuguesas, tais como a Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Sinfonieta de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, entre outras. No domínio da Música Antiga, realizou diversos concertos com a Capela Real e com a Orquestra do Real Conservatório de Lisboa, com a qual participou em 2003 no Festival Internacional de Música de Rouen (França), e participa regularmente com algumas das mais importantes orquestras barrocas portuguesas, como Os Músicos do Tejo e Divino Sospiro. Neste âmbito, fez cursos de música antiga com Ketil Haugsand, Álvaro Pinto, Richard Gwilt e Stephen Bull, e recebeu bolsas de estudo da Rotary Club Lisboa-Estrela. É também Doutor em Literatura Latina e professor de latim, grego e História das Religiões na Universidade Católica Portuguesa, desenvolvendo paralelamente actividade científica na área dos Estudos Clássicos. É igualmente poeta e escritor com obra publicada, dedicando-se a diversos projectos de diálogo entre literatura, ciência e música.

 

Pedro Braga Falcão é Doutor em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecciona na área das línguas e culturas clássicas e da história das religiões na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa. No campo da literatura, a sua área de especialização é a poesia clássica, onde tem publicado estudos e traduções, particularmente no âmbito da obra de Horácio, onde se salienta a sua tradução das Odes e a sua dissertação de doutoramento O Clímax nas Odes de Horácio: Uma Análise Dinâmica. No domínio dos estudos comparados, tem publicado vários artigos sobre a recepção da cultura clássica no domínio não só da literatura, mas também da música ocidental, aproveitando a sua formação e regular actividade musical. Tem desenvolvido igualmente trabalho de investigação sobre a teologia e filosofia do mundo antigo, estudando com particular atenção a religião grega e romana, leccionando e acompanhando vários seminários temáticos neste domínio.