Ana Martins

Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2006.
No ano lectivo de 2006/2007, executou prática pedagógica de latim e português, no ramo de formação educacional, na Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra.
Em 2008 concluiu a parte curricular do 3º ciclo de doutoramento de Língua Portuguesa – ensino e investigação – pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Neste âmbito acumulou participações em diversos seminários e investigações, desenvolvendo trabalhos especializados nas seguintes áreas: História Social da Língua Portuguesa, Variação Social e regional do Português, Sintaxe e Semântica, Pragmática e Linguística Aplicada.
A partir de Agosto de 2008, tornou-se membro da HiSoN School (Historical Social Linguistics Network) – History and Language, Linguistics and Historians, participando anualmente em trabalhos científicos da organização. Tem ainda participação científica na Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), International Society for the History of Rhetoric (ISHR).
Actualmente, é investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos (CECH), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutoranda, financiada pela FCT, na área da Filologia Novilatina, com a seguinte tese em curso “Pedagogia, retórica escolar e génese do discurso literário no Renascimento: uma leitura da Collectanea Moralis Philosophiae de Frei Luis de Granada”, sob a orientação da Doutora Nair de Castro Nazaré, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.