Teresa Albuquerque

Formou-se em Comunicação Social na FSCH da UNL e fez um mestrado em Gestão de Empresas Culturais na Escola de Comércio de Dijon, concluído 1994.
Tem um uma experiência profissional diversificada tendo-se interessado sempre pelo cruzamento entre diferentes sectores e abordagens do meio cultural. Dedica-se também a projetos transversais de divulgação científica e cultural.
Foi perito independente para avaliação de projectos candidatos ao Programa Cultura junto da Agência Europeia para a Educação, Audiovisual e Cultura, durante o quadro financeiro pluri-anual 2007-2013, para os programas "Cultura" e "Europa com Cidadãos" e comissária do ciclo "Ler Dom Quixote" no Teatro Municipal de São Luiz (2011-2014) com Alvaro García de Zúñiga e José Luís Ferreira.
Foi adjunta para a Cultura do Gabinete do Primeiro-Ministro no XIII Governo Constitucional (1996-1997) e assessora do Presidente do Instituto do Cinema Audiovisual e Multimedia (1998-1999) e foi adjunta no Gabinete do Secretário de Estado da Cultura, no XIX Governo Constitucional, entre 2012 e 2015.
Desenvolveu e coordenou projectos em áreas como festivais de música, arquivos e bibliotecas digitais, produção audiovisual e cinematográfica. Editou e coordenou a edição de publicações impressas e digitais e participa em produções teatrais e de arte acústica.
Actualmente é presidente da Associação blablaLab, que criou, com Alvaro García de Zúñiga, em 1996, e que foi formalmente instituída em Novembro de 2015, é vice-presidente do Instituto Internacional Casa de Mateus desde 2010 e é membro da Direcção da Fundação da Casa de Mateus. É membro do Conselho Consultivo da COTEC desde 2015.