Paulina Mata

Licenciou-se em 1978 em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e concluiu o Doutoramento em Química Orgânica em 1989 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL).

Actualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Química da FCT-UNL. Os seus interesses científicos são nas áreas da Gastronomia Molecular, Estereoquímica e Educação em Química.

Coordena o Mestrado em Ciências Gastronómicas, uma parceria da FCT-UNL e ISA-UL (Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa).

Desde 2001 que se tem dedicado ao desenvolvimento de aplicações tecnológicas da Gastronomia Molecular. Particularmente em aspetos relacionados com a utilização de hidrocolóides, tendo supervisionado diversas teses de mestrado e uma de doutoramento nesta área.

Desde 2005 é membro do Advisory Subcommittee of the Chemical Nomenclature and Structure Representation Division (VIII) da IUPAC.

Desde 2001 tem colaborado com a Ciência Viva. Pertenceu à equipa que desenvolveu “A Cozinha é um Laboratório” -  nome genérico dado a um conjunto diversificado de actividades que ligam a cozinha e a ciência.

Escreveu durante 5 anos regularmente na imprensa sobre temas relacionados com cozinha e ciência (Diário de Notícias 2004 – 2007; Intermagazine - Revista Profissional de Hotelaria e Restauração 2005-2008).

Autora de dois livros de divulgação científica usando temas relacionados com cozinha e alimentos: Aprender Ciência de forma divertida e saborosa – Sugestões de experiências para fazer em família, Ciência Viva, 2009 (com versão em inglês): e (em co-autoria com M. Guerreiro) A Cozinha é um Laboratório, Fonte da Palavra, Lisboa, 1ª edição, 2009; 2º edição, 2010; 3º edição, 2010.

Participou em vários programas de TV, nomeadamente AB Ciência (Série de 13 programas de divulgação científica) – RTP1, 2010 Magazine de  Ciência e Tecnologia – RTP2, 4XCiência - RTP N.