Mateus DOC

O Mateus DOC é um programa dirigido a investigadores de todas as áreas científicas.

O objectivo principal do programa consiste em estimular o diálogo interdisciplinar entre jovens investigadores de diferentes áreas, confrontando-os com temas de actualidade e interesse geral. Pretende-se, desta forma, habituar os participantes a encarar os seus temas de reflexão e investigação numa perspectiva alargada que inclua sistematicamente pontos de vista exteriores à área científica respectiva. Esta abordagem não só enriquece o trabalho científico através do estabelecimento de novas associações de método ou de conteúdo, como também abre novos horizontes culturais, ajudando a melhor posicionar, cultural e socialmente, o percurso pessoal de cada um.

O programa MATEUS DOC começa com um apelo à apresentação de propostas. Os candidatos submetem ao IICM a sua proposta de interpretação e formas de abordagens de um tema anualmente escolhido pela Comissão Directiva do IICM. As propostas destinam-se a ser debatidas no âmbito de um seminário a realizar na Casa de Mateus.

Um Comité de Selecção estruturará o seminário baseando-se nas contribuições recebidas. As propostas seleccionadas serão redistribuídas por todos os participantes que se comprometem a desenvolver o tema de acordo com sua proposta, tendo em conta as contribuições dos restantes participantes, sob a forma de um breve artigo preliminar de 5 páginas a submeter através do site do IICM. Os artigos serão novamente redistribuídos a todos antes do seminário.

No prazo de 30 dias após a realização do seminário os doutorandos entregarão ao Instituto os artigos definitivos que terão em conta o debate realizado na Casa de Mateus. Os artigos, acompanhados de um resumo do seminário, vão sendo publicados nesta página, sob a forma de Cadernos Mateus DOC. Os Cadernos encontram-se listados e acessíveis através do link:  Publicações

Com a primeira edição do Mateus DOC,  deu-se inicio ao ciclo temático “Adaptação“. 2010-2013

A segunda edição do Mateus DOC decorreu entre os dias 13 e 15 de Outubro de 2011 sobre o conceito de “Risco“.

Na  terceira edição do Mateus DOC discutiu-se a questão da  “Sustentabilidade“, entre os dia  5 e 7 Outubro de 2012.

A quarta edição do Mateus DOC debruçou-se sobre o conceito de  “Representação“, e decorreu entre os dias  9 e 11 Novembro de 2012.

Em 2013 realizou-se a quinta edição do programa Mateus DOC sobre o conceito de “Fronteira“, o seminário em Mateus decorreu no fim de semana de 18 a 20 de Outubro

Logo no início de 2014, no mês de Janeiro, entre os dias 24 e 26 realizou-se o seminário da sexta edição do programa Mateus DOC sobre o conceito de “Código.

Ainda na alçada do Programa, e sobre o mote das eleições europeias de 2014, realizou-se a 25 de Fevereiro o primeiro Debate Mateus DOC , onde  participantes das várias edições passadas do programa se reuniram e partilharam reflexões.

A Apresentação da sétima edição  Mateus DOC ,  sobre o tema  “Desvio“,  realizou-se entre 30 de Maio e  1 de Junho 2014 na Casa de Mateus.

A mais recente edição do programa Mateus DOC propôs a reflexão sobre o conceito ‘Infinito, nesta edição orientou-se a discussão em torno da intersecção dos vários temas de edições anteriores do Programa com o tema principal ‘Infinito’. O encontro  realizou-se entre 28 e 30 de Dezembro de 2014.

O programa Mateus DOC é possível graças à colaboração das Instituições aderentes e ao apoio de mecenas.

apoio :