Highlights

Conferência de David Malone na UTAD

› O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NAS UNIVERSIDADES ‹ 11 de Março, 18h00   Na esteira da reflexão lançada pelo Mateus DOC Globalização, em Novembro passado, o IICM organiza uma conferência com David Malone, Reitor da Universidade das Nações Unidas.    A UNU tem por missão contribuir, através da investigação e da formação, para a resolução dos problemas […]

Conferência de Abertura do seminário da décima edição do Programa Mateus DOC

  A conferência de abertura da décima edição do programa Mateus DOC decorreu na UTAD no passado dia 27 de Novembro. Foram oradores: João Vale de Almeida, Embaixador da União Europeia Rui Tavares, Historiador Miguel Poiares Maduro, Professor de Direito

Ciclo de Conversas Arte Ciência e Cultura

 Ciclo de Conversas Arte Ciência e Cultura Em colaboração com a UTAD e o Instituto Internacional Casa de Mateus, a Fundação da Casa de Mateus acolhe um novo Ciclo de Conversas sobre Arte Ciência e Cultura que se inicia no dia 5 de Dezembro pelas 17:00 na Casa de Mateus. Estas conversa reiniciam com um […]

Notes and News

Rendimento Básico Incondicional

19480_4

 

 

 

 

Na sequência do Ciclo de Conversas Arte Ciência e Cultura, que já contou com a participação dos Professores José Meirinhos (Universidade do Porto), João Cardoso Rosas (Universidade do Minho), Satoshi Matsui (Universidade de Senshu, Japão) e Juliana Bidadanure (Universidade de Stanford), apresentamos a próxima sessão que terá lugar no dia 16 de Julho, às 15horas, na Casa de Mateus, com os Professores Karl Widerquist (Universidade de Georgetown, Estados Unidos da América) e Borja Barragué (Universidade Autónoma de Madrid), especialistas em filosofia política, que irão discutir argumentos éticos sobre o Rendimento Básico Incondicional.

A sessão será moderada pelo Professor Roberto Merrill (Universidade do Minho), em inglês, com apoio de tradução em português.

Por ocasião deste encontro será oferecida aos participantes uma prova do vinho Rosé 2015, da Lavradores de Feitoria.

O CCACC é uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se realiza em colaboração com a Fundação da Casa de Mateus, o Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e o Instituto Internacional Casa de Mateus.

 

A entrada é livre, mas os lugares são limitados pelo que se sugere inscrição prévia através do email: arquivo2@casademateus.pt

 

 

 

O Marxismo e a Ética

Convite para acertar o seu relógio com a “Hora da Ética“!

Após a boa receção dos dois primeiros encontros deste novo Ciclo de Conversas sobre Arte Ciência e Cultura, em que se iniciou uma abordagem às grandes teorias da Filosofia Moral,  com as palestras dos Professores José Meirinhos (Universidade do Porto) e João Cardoso Rosas (Universidade do Minho) e as discussões animadas sobre ética das virtudes, ética kantiana e consequencialismo moral, propõe-se agora, no mesmo registo aberto e informal, um aprofundamento destas ideias no âmbito de uma série de sessões de ética aplicada coordenadas pelo Professor Roberto Merrill (UM).

Deste modo as próximas sessões irão dirigir-se a questões concretas da atualidade para as quais serão convidados investigadores de diferentes universidades portuguesas e estrangeiras a apresentar as suas teorias e a debatê-las com o público. Os temas que serão debatidos nos próximos meses incluem: a ética do rendimento básico incondicional (com o prof. Karl Widerquist), a ética da guerra (com o General Loureiro dos Santos), a ética da denúncia ou whistleblowing (com o prof. Daniele Santoro), a ética bancária (com o prof. Geert Demuinjk), a ética das sementes (com o prof. Axel Gosseries), a ética animal (com a professora Cátia Faria) e a tecnoética (com o prof. João Ribeiro Mendes), entre outros temas.

A próxima sessão decorre no próximo dia 13 de Junho de 2016, pelas 15 horas. Será a hora de um café filosófico nos jardins da Casa de Mateus, com Satoshi Matsui da Universidade de Senshu, Japão, a quem se juntará Juliana Bidadanure da Universidade de Stanford (Centre for Ethics in Society), nos Estados Unidos. Uma dupla de excelência, composta por dois brilhantes investigadores, que irá discutir a relação do socialismo com o liberalismo, numa perspetiva ética.

A conversa será moderada por Roberto Merrill, desta vez em inglês, com apoio de tradução em português.

Por ocasião deste encontro será oferecida aos participantes uma prova do Porto Vintage de 2006 da Quinta da Costa das Aguaneiras.

O CCACC é uma iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que se realiza em colaboração com a Fundação da Casa de Mateus, o Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e o Instituto Internacional Casa de Mateus.

A entrada é livre, mas os lugares são limitados pelo que se sugere inscrição prévia através do email: arquivo2@casademateus.pt

Da virtude ao dever: o carácter imperativo da ética moderna

Em colaboração com a UTAD e o Instituto Internacional Casa de Mateus, a Fundação da Casa de Mateus acolhe um novo Ciclo de Conversas sobre Arte Ciência e Cultura. 
A última sessão decorreu no sábado 13 de Fevereiro. Apesar do mau tempo, um grupo de corajosos assistiu e participou numa discussão que se prolongou até perto das 20:00.
O orador convidado foi o Professor João Cardoso Rosas, da Universidade do Minho, que nos introduziu às  principais teorias da ética através de uma apresentação com o título:
“Da virtude ao dever: o carácter imperativo da ética moderna”

O Professor João Cardoso Rosas é Licenciado e Mestre pela Universidade do Porto; Doutorado pelo Instituto Universitário Europeu – Florença) é Professor Associado de Filosofia Política na Universidade do Minho e professor visitante recorrente na Universidade Católica Portuguesa. Foi Michael Teague Visiting Professor na Brown University (2001) e Visiting Research Fellow no Centre for the Study of Social Justice – University of Oxford (2008). O seus trabalhos de índole científica incidem, sobretudo, na área da Filosofia Política contemporânea. Para além de livros e artigos científicos, tem escrito regularmente na imprensa generalista (actualmente no jornal Diário Económico). É membro do Conselho Científico da Sociedade Portuguesa de Filosofia e Presidente da Associação Portuguesa de Ciência Política

Foi também ser apresentado e comentado um manuscrito do 5º Morgado de Mateus, D. José Maria de Souza Botelho Mourão intitulado:
 
“Breve historia ou noticias desta Casa de Mateus que serve de introducção à lição dos títulos para instrucção do meu filho”, de cerca de 1800, em particular a parte em que escreve:
“O homem só se distingue pelas suas virtudes e acçoens, e a nobreza ou releva mais estas, ou afêa mais os vícios. Infeliz aquelle que chama em testemunho os seus Maiores para o accusarem de envilecer o seu nome degenerando delles. O que por si se faz respeitar não necessita de fazer para isso lembrada a sua ascendência. No principio todos tiverão o mesmo. Assim e da mesma maneira a riqueza que não serve para fazer bem aos outros homens he inútil quando não he nociva ao que a possue. Todos os prazeres da vida são transitórios e só o da beneficência deixa memorias duráveis e satisfaz o coração por toda a vida. Os necessários para ella são tão poucos quanto a sua duração he pequena. Man wants but little here below and does not want that little long.”
 
Foi a segunda sobre o tema da ética, tema a que procuraremos voltar em breve. A primeira, com o Professor José Meirinhos, da Universidade do Porto, foi também entusiasticamente recebida pelo público vilarealense.

Mais informação:  

https://www.facebook.com/Ciclo-de-Conversas-Arte-Ciência-e-Cultura-432138526980918/?ref=hl & https://www.facebook.com/IICM1986/ 

Caderno Mateus DOC 8

 

Foi publicado o oitavo número dos Cadernos Mateus DOC, sobre o tema do “infinito” e lançado em Mateus durante a abertura da décima edição do programa, dedicada à reflexão sobre a “Globalização”. O artigos estão disponíveis neste site, nesta página.

 

DSC09101

 

 

Publications

O Caderno Mateus Doc, referente à  Edição do programa Mateus DOC sobre o tema Desvio , encontra-se agora disponível aqui:

CadernoMateus-VII Desvio

 

O Caderno Mateus Doc, referente à Edição do programa Mateus DOC sobre o tema Código , encontra-se agora disponível aqui:

Caderno Mateus DOC-VI Código

 

O Caderno Mateus Doc, referente à 5º Edição do programa Mateus DOC sobre o tema Fronteira , encontra-se agora disponível aqui:

Caderno Mateus DOC V – Fronteira

 

 

Podem ser consultados os novos pdfs dos Cadernos Mateus DOC III “Sustentabilidade” e IV “Representação” através dos links:

Caderno Mateus DOC III

Caderno Mateus DOC IV

O segundo número dos Cadernos Mateus DOC, com as contribuições dos investigadores que participaram no encontro sobre o Risco, pode ser consultado aqui.

Fundação Calouste Gulbenkian Fundação Luso-Americana BPI